Arco-Íris

Não há dúvida que o arco-íris é um fenômeno que encanta e intriga os seres humanos desde os primórdios. Várias são as histórias que os retratam com um viés positivo como é o caso da Bíblia, que retrata o arco-íris no Gênesis como um aviso de que Deus não assolaria o Mundo com outro dilúvio, ou aquela famosa lenda do pote de ouro guardado por um duende no fim do arco, advinda da mitologia irlandesa. Em algumas crenças pré-colombianas é um portal para riquezas, e uma ponte para o reino dos deuses, segundo a mitologia nórdica.

Na Bulgária, dizem que quem atravessar um arco-íris mudará de sexo. Na Grécia, esse é o símbolo da deusa mensageira Íris, que empresta o seu nome ao evento. Entretanto, em algumas crenças, como as  amazônicas, é visto como presságio para tragédias, ou como em Honduras e na Nicarágua, em que é considerada uma isca criada pelo diabo, para atrair crianças.

Mas, afinal, como algo tão exuberante e misterioso se forma?

A luz branca do Sol é formada pela soma de todas as cores. Quando os raios solares atingem uma gotícula de água da chuva, são decompostos nas cores que a formam: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta, que são as cores do arco-íris.

Isso ocorre porque as cores têm comprimentos de onda diferentes uma das outras, e ao atravessarem a gota, se separam e se propagam de maneira diferente. A gota também serve como uma lente de aumento, que cria esse efeito espetacular.

Algo curioso que pode ocorrer, é a formação de um segundo arco-íris abaixo do principal, em que a ordem das cores nesse arco fica invertida, visto que pode ocorrer uma segunda reflexão no interior das gotas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: