A chegada do homem à Lua

Passaram-se 50 anos desde que o homem conseguiu chegar até a Lua. Considerado um dos maiores feitos da história aeroespacial, a missão tripulada Apollo 11 consagrou o início da trajetória pela conquista do espaço e provou que o homem é mesmo capaz de transformar um pequeno passo em um grande salto para a humanidade.

1

Pegada de Buzz Aldrin na superfície da Lua (créditos: Por NASA / Buzz Aldrin).

A missão Apollo 11 enviou a bordo do poderoso foguete Saturno V três astronautas americanos, com o objetivo de pisar em solo lunar. Partindo do centro espacial John F. Kennedy, no estado americano da Flórida, Neil Armstrong, Edwin “Buzz” Aldrin e Michael Collins iniciaram a viagem no dia 16 de julho de 1969 e alcançaram a Lua quatro dias depois, no dia 20 de julho. O módulo lunar, apelidado de “Eagle”, desprendeu-se da nave de comando e pousou na superfície do satélite. Horas depois, Neil Armstrong tornou-se o primeiro homem a caminhar na Lua, seguido por Edwin “Buzz” Aldrin. Eles ficaram na superfície lunar por cerca de 21 horas e trouxeram de volta para a Terra 21,5 quilogramas de material do solo para estudos. O terceiro astronauta, Michael Collins, ficou responsável por pilotar o módulo de comando Columbia que traria todos de volta à Terra. 

2.jpg

Da esquerda para a direita, Neil Armstrong, Michael Collins e Edwin Buzz Aldrin (créditos: Por NASA – NASA Human Space Flight Gallery)

Em tempos de corrida espacial e disputas de poder envolvendo Estados Unidos e União Soviética, a bandeira americana foi fincada na superfície lunar, marcando a conquista de um país que até hoje é o único responsável por mandar missões tripuladas até a Lua: um total de 12 astronautas americanos já pisaram por lá.

3.jpg

Lançamento do foguete Saturno V no dia 16 de julho de 1969 (créditos: Por NASA – The Project Apollo Image Gallery).

4.jpg

Módulo lunar Eagle fotografado no dia 20 de julho de 1969 pela nave de comando Columbia (créditos: Por NASA – NASA website).

Após o término da Guerra Fria as viagens espaciais diminuíram, missões tripuladas já não eram mais o objetivo, além de terem se tornado muito mais caras para o governo. A corrida pela chegada até à Lua já tinha um vencedor e não havia mais justificativas de desprender milhões de dólares com missões deste tipo.

5.jpg

Neil Armstrong trabalhando no módulo lunar Eagle (créditos: Por NASA).

6.jpg

Bandeira americana fincada na superfície da Lua (créditos: El País).

Mas o que podemos esperar da corrida espacial nos tempos modernos, em que temos nações, empresas privadas e corporações disputando chegar ainda mais longe? 

O aniversário de 50 anos do homem na Lua marca o início de uma era onde será possível presenciar o satélite natural da Terra se transformar em centro turístico ou até mesmo ser utilizado por empresas para a mineração. A ideia ainda é que a Lua seja uma espécie de base para escalas de viagens ainda mais distantes, como para Marte, por exemplo. E se você acha esta ideia um pouco absurda, saiba que está cada vez mais perto o dia da primeira missão tripulada até o planeta vermelho. Estima-se que até 2034 será possível enviar o ser humano para Marte, uma viagem que durará cerca de 9 meses e que promete repetir um feito tão histórico quanto a chegada até a Lua.

Bateu aquela curiosidade? Segue abaixo uma pequena lista de sugestões de filmes e documentários que tratam sobre o assunto:

  • Estrelas Além do Tempo: o filme conta a trajetória de 3 matemáticas que trabalharam na NASA na década de 60. Juntas elas venceram o preconceito e tornaram-se grandes nomes dentro da agência espacial americana.

7.png

Estrelas além do tempo (créditos: Saraiva).

  • O Primeiro Homem: o filme é dedicado a mostrar a vida de Neil Armstrong além dos holofotes, o convívio com sua família e seus problemas pessoais.

8.jpg

O Primeiro Homem (créditos: Livraria Cultura).

  • The Last Man on the Moon: este documentário de 2014 detalha como foi a última expedição até à Lua feita pelo astronauta Eugene Cernan.

9.jpg

The Last Man on the Moon (créditos: Ebay).

  • From the Earth to the Moon: esta minissérie da HBO mostra com precisão as dificuldades e as conquistas durante a longa jornada de enviar o primeiro ser humano à Lua.

10

From the Earth to the Moon (créditos: IMDb).

Mas caso seu interesse seja em algo ainda mais realista, o engenheiro Ben Feist, que é consultor de visualização de dados da Nasa juntou em apenas um único site milhares de fotos, gravações e textos recriando em tempo real as 250 horas da missão Apollo 11 desde o lançamento em 16 de julho de 1969 até o pouso que aconteceu no Oceano Pacífico em 24 de julho do mesmo ano. Basta acessar o site https://apolloinrealtime.org/11/ para ter uma experiência real de uma das viagens mais importantes feita pelo ser humano. A riqueza de detalhes é impressionante e vale a pena dar uma conferida!

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: