Quais são as diferenças entre ciclone, furacão, tufão e tornado?

Ciclone, Furacão, Tufão e Tornado são fenômenos meteorológicos caracterizados pelos ventos intensos, movimentos giratórios ao redor do seu centro e alta capacidade destrutiva. Apesar de suas similaridades, esses fenômenos são diferentes e cada um apresenta suas particularidades.

Primeiramente, é preciso entender a diferença entre Ciclone e Tornado. Ciclone é um termo genérico usado por meteorologistas para descrever um sistema rotativo e organizado de nuvens e tempestades que origina-se em águas tropicais ou subtropicais. Tornado é uma coluna de ar em rápida rotação, que toca tanto a superfície da Terra como a base de uma nuvem cumulonimbus, simultaneamente. Um Tornado comumente origina-se na superfície terrestre, mas quando origina-se na água, ele é chamado de tromba d’água.

Uma vez que um Ciclone apresenta ventos com velocidades iguais ou superiores à 119 km/h, ele é considerado Furacão, Tufão ou Ciclone Tropical. Esses três nomes diferentes descrevem o mesmo fenômeno e a única diferença está relacionada com a sua região de formação. Quando formado no Oceano Atlântico ou Pacífico Leste, ele é chamado de Furacão. Quando formado no Pacífico Oeste, ele é chamado de Tufão. Por fim, quando formado no Oceano Índico e Pacífico Sul, ele é chamado de Ciclone Tropical.

_103402630__97708772_151023221037_tropical_furacao_portuguesFigura 1: Diferença da região de formação dos Furacões, Ciclones e Tufões – Fonte: NOAA.

Em termos de escala, os Furacões, Tornados e Ciclones Tropicais podem apresentar uma extensão horizontal de até 1.500 km e duração de 2 a 6 dias, enquanto um Tornado dificilmente atinge uma extensão horizontal superior a 2 km e sua duração pode variar de alguns minutos até mais de uma hora.

Por conta da sua ampla extensão horizontal, um Ciclone não pode ser visto totalmente a olho nu e, consequentemente, a maioria das observações é feita por meio de satélites (Figura 2.a). Já o Tornado, possui uma extensão horizontal menor e pode ser observado totalmente a olho nu (Figura 2.b).

2018-09-13t054356z-1084342525-rc1465421e50-rtrmadp-3-storm-florenceFigura 2.a: Fotografia do furacão Florence registrada em setembro de 2018 – Fonte: NASA.

F5_tornado_Elie_Manitoba_2007Figura 2.b: Fotografia de um tornado em 22 de junho de 2007 na província de Manitoba no Canadá.

Em termos de velocidade do vento, Furacões, Tornados e Ciclones Tropicais apresentam velocidades de 119 km/h até 300 km/h, enquanto os Tornados podem apresentar velocidades de até 500 km/h. Portanto, os Tornados são fenômenos mais destrutivos, ainda que sua duração seja menor. Ao contrário do que a expressão popular “no olho do furacão” sugere, o centro desse fenômeno não é a região com maior intensidade dos ventos, e sim uma região de calmaria, como mostrado no vídeo a seguir:

Ocorrência dos Furacões no Brasil

No dia 28 de março de 2004, foi registrado o primeiro Furacão em território brasileiro, o Furacão Catarina, que percorreu os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Considerando a escala Saffir-Simpson, que classifica a intensidade dos furacões de 1 até 5, o Furacão Catarina apresentou ventos com velocidades de categoria 3. Como resultados da passagem do Furacão Catarina, 4 pessoas foram mortas, 518 ficaram feridas, 33 mil desabrigadas e o prejuízo final foi de quase 1 bilhão de reais.

O Furacão Catarina foi o primeiro e único registrado na história do Brasil. A raridade desses eventos em território brasileiro está associada às temperaturas de superfície do Oceano Atlântico, que não superam os 27°C, necessários para formação desses fenômenos.

15468861Figura 3: Matéria do Diário Catarinense relatando os estragos do Furacão Catarina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: