O trânsito de Mercúrio

Nesta segunda-feira, dia 11, ocorrerá o Trânsito de Mercúrio. O evento vem sendo amplamente divulgado nos meios de comunicação gerando muitas expectativas para cientistas, astrônomos amadores e curiosos da natureza. Mas, você sabe o que significa? A gente explica!

Chamamos de Trânsito a passagem de um planeta em frente a uma estrela que está sendo observada por um observador qualquer. Este método é o mais utilizado para a busca de planetas fora do nosso Sistema Solar e o responsável pela descoberta de diversos exoplanetas através do extinto telescópio Kepler. 

2016_mercury_transit_composite_sdoTrajetória de Mercúrio em frente ao Sol em 2016. Créditos: NASA’s Goddard Space Flight Center/SDO/Genna Duberstein.

Os eventos de Trânsito de planetas do Sistema Solar só ocorrem para os planetas Mercúrio e Vênus, já que são os únicos que apresentam órbitas menores que a da Terra, ou seja, são os únicos planetas com órbitas entre a Terra e o Sol e, assim, é possível observá-los durante sua passagem pela nossa Estrela. Vamos explicar isso melhor. É algo bem parecido com um eclipse solar, em que Terra, Lua e Sol estão alinhados e a Lua acaba “encobrindo” a luz do Sol para nós, observadores terrestres. A grande diferença é que os planetas não estão em distâncias suficientes para encobrir toda a luz solar e, portanto, é possível observá-los apenas como um ponto escuro que passa na frente do Sol. 

Transito_Mercurio_DIAMETROSComparação dos diâmetros do Sol, Terra e Mercúrio. Créditos: Ben Ami Scopinho.

Os trânsitos de Vênus são bem mais raros pois o planeta demora mais para dar uma volta completa em torno do Sol e as chances de ele estar alinhado com a órbita da Terra são menores. Assim, só poderemos observar o Trânsito de Vênus em 2117, sendo que a última ocorrência de trânsito do planeta foi em 2012.

Hinode_Views_the_2012_Venus_TransitO último trânsito de Vênus do século XXI, fotografado pelo satélite artificial Hinode. Créditos: NASA Goddard Space Flight Center from Greenbelt, MD, USA. JAXA/NASA.

Mercúrio possui um período de translação ao redor do Sol de apenas 88 dias, o que faz com que sejam mais recorrentes os eventos de trânsito deste planeta. Eles ocorrem cerca de 13 ou 14 vezes ao longo de cada século nos meses de Maio ou de Novembro. No século XXI foi possível observar o Trânsito de Mercúrio no Brasil três vezes até agora, nos anos de 2003, 2006 e 2016. O evento do dia 11 poderá ser visto por todo o Brasil, mas não será visível para todo o planeta, conforme mostra o mapa abaixo:

zona-visible-transito-mercurioZonas de visibilidade do Trânsito de Mercúrio de 2019. Créditos: Instituto Geográfico Nacional de España.

Veja no vídeo abaixo, disponibilizado pela NASA, como foi o trânsito de Mercúrio em 2016 em diversos filtros diferentes:

O Trânsito de Mercúrio de 2019

O fenômeno neste ano iniciará às 9 horas da manhã e final previsto para às 3 horas da tarde, horário de Brasília. Locais como o Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP, em São Paulo, e o Observatório do Valongo da UFRJ, no Rio de Janeiro, organizam observações especiais para observar a passagem de Mercúrio pelo Sol. Sem que haja ampliações, como o uso de telescópios, não será possível observar Mercúrio já que é um corpo celeste muito pequeno e distante da Terra. 

Mas caso queiram observar por conta própria, utilizando lunetas ou binóculos, é importante lembrar que são necessários cuidados especiais para a observação do Sol, para evitar problemas graves na visão. Procure instrumentos adequados e que ofereçam proteção máxima para os olhos.

Para aqueles que não possuem os instrumentos necessários e querem ver o Trânsito do dia 11, a NASA disponibilizou um endereço onde será possível acompanhar em tempo real a passagem de Mercúrio pelo Sol neste link (em inglês). O próximo trânsito de Mercúrio será apenas em 2032!

Acompanhe ao vivo:

 

Boa observação!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: